Tratamentos

O plano de tratamento de drogas para dependentes químicos que nós do Centro Montgomery oferecemos, foi elaborado visando o que há de mais moderno na reabilitação de drogas, acompanhando as pesquisas científicas mundiais que mostram a eficácia das técnicas.

Desta maneira, a reabilitação do paciente (masculino) é voltada para o âmbito biológico, psicológico e social, esta tríade de tratamento permite ao indivíduo entender os aspectos da dependência de drogas e todos os processos que o leva ao abuso da substância. Desta maneira a reinserção à sociedade torna-se mais segura e consequentemente diminui o risco de recaída.

Estas terapias realizadas no tratamento da dependência química são bem diversificadas, que se complementam e buscam o mesmo fim. Além dos diversos tipos de terapias, que trazem grande gama de conhecimento ao dependente sobre os diversos temas que envolvem a sua doença, recuperação
e pós tratamento, esta diversidade auxilia também àqueles dependentes que já conhecem um tipo específico de tratamento de dependência química (por estudo próprio ou oriundo de outra internação) e por isso, ante sua doença comportamental, tornam-se resistentes a este tratamento, porém, com a variedade de terapias fornecidas, o mesmo perde esta resistência.

São nossas terapias no tratamento de drogas para dependentes químicos: Filosofia dos 12 passos dos Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos, Programa de prevenção a recaída, Dinâmicas de grupo, Vídeo-terapia, Terapia de Sentimento, Terapia de Equilíbrio emocional, Artesanato, Laborterapia, Jardinagem, reuniões de espiritualidade e atividades físicas. Caso queira detalhes sobre cada terapia, fale com um de nossos terapeutas

Acompanhamento Psicológico
Os Psicólogos são responsáveis em ajudar o dependente a encontrar soluções emocionais, desenvolvendo terapia cognitiva comportamental. Inicialmente o dependente terá uma avaliação psicológica para avaliar o tipo de dependência e também se existe outro transtorno psicológico ou psiquiátrico que possa estar presente, tais como: depressão, ansiedade, transtorno bipolar, etc.

Após a avaliação o dependente receberá atendimento individual e de grupo, com psicólogo especializado na abordagem cognitiva comportamental, visando tratar os aspectos emocionais que o levam ao uso da droga, estratégias de solução de problemas, enfrentamento, geração de alternativas para atuação com assertividade.

Os Psiquiatras são responsáveis por diagnosticar e tratar possíveis comorbidades, que são déficits mentais, e distúrbios como sono e apetite alterados, em sua grande maioria com auxilio de medicamentos.

O dependente químico fará avaliação psiquiátrica com objetivo de verificar a necessidade de tratamento medicamentoso da dependência química ou de outro transtorno psiquiátrico comorbido. Este atendimento e  avaliação da efetividade do mesmo será realizado durante todo o tratamento do paciente.

Os Médicos são responsáveis por restabelecer  a saúde física do dependente e buscar um quadro clínico estável. O dependente passa por avaliação e acompanhamento do clínico geral com médico especializado, realizando ampla baterias de exames, com o objetivo de ter a sua saúde física também recuperada.  É indispensável que seja realizada uma bateria de exames do dependente, com o objetivo de se avaliar globalmente a condição física, buscando saber exatamente o que é necessário se restabelecer no mesmo. Todos estes exames são solicitados pelos nossos médicos e a Clínica Terapêutica Cantareira providencia o acompanhamento nos exames.

Atendimento com enfermeiro: O acompanhamento de enfermeiro complementa o atendimento médico. Nossos enfermeiros têm mais de 20 anos de experiência e especialidade também em geriatria e os mesmos farão todo o acompanhamento e  a evolução fisiológica do dependente.

Nutricionista: As refeições diárias (Café da manhã / Almoço / Café da Tarde / Jantar) são refeições balanceadas pela Nutricionista com o objetivo de restabelecer a saúde física e suprir as necessidades diárias de nutrientes de cada paciente.

Os Terapeutas, além de realizarem todas as atividades e reuniões terapêuticas, são responsáveis em auxiliar o paciente no que for necessário, como ouvir o dependente com dificuldade no convívio do dia a dia, fornecer ferramentas que ajudam a modificar o comportamento e manter a abstinência de substancias psicoativas. Os terapeutas têm grande envolvimento com os pacientes durante todo o dia, o que gera uma grande interação com o paciente e propicia o atendimento individual.

Esses são os profissionais envolvidos no tratamento de drogas para dependentes químicos (dependendentes de substâncias psicoativas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>